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http://hdl.handle.net/10071/26026
Autoria: | Santos, S. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha |
Título da revista: | Ex aequo |
Número: | 45 |
Paginação: | 15 - 30 |
Referência bibliográfica: | Santos, S. (2022). Mulheres no ensino de Direito: histórias de ativismo e sororidade em Inglaterra e na Alemanha. Ex aequo, 45, 15-30. http://dx.doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.03 |
ISSN: | 0874-5560 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.22355/exaequo.2022.45.03 |
Palavras-chave: | Teorias feministas do Direito Professoras de Direito Estudos de caso Alemanha Inglaterra |
Resumo: | Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Com base em dois estudos de caso, discutem-se as condições e os impactos da docência no feminino. O argumento principal é que a entrada de professoras de Direito nas universidades fez-se, desde o início, num processo de apoio e entreajuda entre colegas dentro e fora da academia, beneficiando das lutas dos movimentos feministas, das cumplicidades com aliados homens e de janelas de oportunidade políticas. Atualmente, a universidade neoliberal dificulta o trabalho em equipa, promove a competição a vários níveis e isola os/as profissionais. Em simultâneo, desvaloriza disciplinas e áreas de investigação sem uma tradução imediata em indicadores de empregabilidade e de sustentabilidade financeira. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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