Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25926
Author(s): | Alexandre, J. Carvalho, H. Fonseca, A. M. Castro, C. |
Date: | 2022 |
Title: | Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19 |
Journal title: | Psicologia |
Volume: | 36 |
Number: | 1 |
Pages: | 51 - 60 |
Reference: | Alexandre, J., Carvalho, H., Fonseca, A. M., & Castro, C. (2022). Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19. Psicologia, 36(1), 51-60. https://dx.doi.org/10.17575/psicologia.1782 |
ISSN: | 0874-2049 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.17575/psicologia.1782 |
Keywords: | COVID-19 Saúde mental Jovens adultos Coping |
Abstract: | Considerando a vulnerabilidade da saúde mental dos jovens adultos, e a mudança abrupta das suas rotinas no primeiro confinamento decretado em Portugal, em março de 2020, devido à pandemia provocada pela COVID-19, este estudo analisou 1) o estado emocional de uma amostra de estudantes universitários durante o primeiro confinamento, 2) as estratégias de coping reportadas durante esse período, 3) o papel mediador das estratégias de coping no reporte de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Os resultados indicam que, à semelhança de outros países, as mulheres reportam maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. Também são estas que reportam não só o recurso a estratégias de coping negativo, mas também positivo (suporte social). O retraimento e a recusa medeiam a relação entre o sexo do participante e o estado emocional. Os resultados apontam para um conjunto de reflexões sobre intervenções de promoção de bem-estar em jovens universitários. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_88906.pdf | 382,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.