Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25635
Autoria: | Piteira, M. Costa, C. |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Learning programming: Problems and solutions |
Paginação: | 46 - 67 |
Título do evento: | 14ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2014) |
ISSN: | 2183-489X |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.18803/capsi.v14.46-67 |
Palavras-chave: | Aprendizagem Programação Ambientes tangíveis |
Resumo: | A aprendizagem da programação por alunos iniciantes é uma tarefa difícil devido à natureza da matéria, sendo muitas vezes uma causa de desmotivação que leva à desistência dos cursos de programação. Neste contexto este artigo identifica os principais problemas e soluções propostas, referidas na literatura. É igualmente apresentado um estudo empírico para identificação das dificuldades percecionadas por alunos e professores relativamente a conceitos de programação, contextos de aprendizagem, situações de aprendizagem e materiais/recursos. Com base na revisão da literatura e estudo empírico conduzido é proposta uma solução de aprendizagem suportada por um ambiente tangível. Através desta experiência pretende-se identificar em que medida a solução proposta influencia a perceção das dificuldades na aprendizagem da programação. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_38178.pdf | Versão Editora | 546,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.