Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25635| Author(s): | Piteira, M. Costa, C. |
| Date: | 2014 |
| Title: | Learning programming: Problems and solutions |
| Pages: | 46 - 67 |
| Event title: | 14ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2014) |
| ISSN: | 2183-489X |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.18803/capsi.v14.46-67 |
| Keywords: | Aprendizagem Programação Ambientes tangíveis |
| Abstract: | A aprendizagem da programação por alunos iniciantes é uma tarefa difícil devido à natureza da matéria, sendo muitas vezes uma causa de desmotivação que leva à desistência dos cursos de programação. Neste contexto este artigo identifica os principais problemas e soluções propostas, referidas na literatura. É igualmente apresentado um estudo empírico para identificação das dificuldades percecionadas por alunos e professores relativamente a conceitos de programação, contextos de aprendizagem, situações de aprendizagem e materiais/recursos. Com base na revisão da literatura e estudo empírico conduzido é proposta uma solução de aprendizagem suportada por um ambiente tangível. Através desta experiência pretende-se identificar em que medida a solução proposta influencia a perceção das dificuldades na aprendizagem da programação. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| conferenceobject_38178.pdf | Versão Editora | 546,92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












