Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25635
Author(s): Piteira, M.
Costa, C.
Date: 2014
Title: Learning programming: Problems and solutions
Pages: 46 - 67
Event title: 14ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2014)
ISSN: 2183-489X
DOI (Digital Object Identifier): 10.18803/capsi.v14.46-67
Keywords: Aprendizagem
Programação
Ambientes tangíveis
Abstract: A aprendizagem da programação por alunos iniciantes é uma tarefa difícil devido à natureza da matéria, sendo muitas vezes uma causa de desmotivação que leva à desistência dos cursos de programação. Neste contexto este artigo identifica os principais problemas e soluções propostas, referidas na literatura. É igualmente apresentado um estudo empírico para identificação das dificuldades percecionadas por alunos e professores relativamente a conceitos de programação, contextos de aprendizagem, situações de aprendizagem e materiais/recursos. Com base na revisão da literatura e estudo empírico conduzido é proposta uma solução de aprendizagem suportada por um ambiente tangível. Através desta experiência pretende-se identificar em que medida a solução proposta influencia a perceção das dificuldades na aprendizagem da programação.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conferenceobject_38178.pdfVersão Editora546,92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.