Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25635
Autoria: Piteira, M.
Costa, C.
Data: 2014
Título próprio: Learning programming: Problems and solutions
Paginação: 46 - 67
Título do evento: 14ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2014)
ISSN: 2183-489X
DOI (Digital Object Identifier): 10.18803/capsi.v14.46-67
Palavras-chave: Aprendizagem
Programação
Ambientes tangíveis
Resumo: A aprendizagem da programação por alunos iniciantes é uma tarefa difícil devido à natureza da matéria, sendo muitas vezes uma causa de desmotivação que leva à desistência dos cursos de programação. Neste contexto este artigo identifica os principais problemas e soluções propostas, referidas na literatura. É igualmente apresentado um estudo empírico para identificação das dificuldades percecionadas por alunos e professores relativamente a conceitos de programação, contextos de aprendizagem, situações de aprendizagem e materiais/recursos. Com base na revisão da literatura e estudo empírico conduzido é proposta uma solução de aprendizagem suportada por um ambiente tangível. Através desta experiência pretende-se identificar em que medida a solução proposta influencia a perceção das dificuldades na aprendizagem da programação.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_38178.pdfVersão Editora546,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.