Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25515
Author(s): Fernandes, A.
Alturas, B.
Date: 2014
Title: A tecnologia da informação e sua influência sobre processos de aprendizagem organizacional com consequências para o desempenho organizacional: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e portuguesas
Volume: 14
ISSN: 2183-489X
Keywords: Aprendizagem organizacional
Desempenho organizacional
Tecnologia da informação
Abstract: A Aprendizagem Organizacional (AO) desempenha um papel importante nas organizações por ser vista como um diferencial competitivo sustentável e singular. Alguns estudos afirmam que ela é influenciada positivamente pela Tecnologia da Informação (TI), por fornecer maior interatividade e engajamento interpessoal e organizacional. Por sua vez, a Aprendizagem Organizacional e a TI são percebidas como essenciais para melhorar o Desempenho Organizacional (DO). Tendo em vista esse contexto a presente pesquisa pretende medir a influência da Tecnologia da Informação no processo de Aprendizagem Organizacional e identificar se essa influência impacta o Desempenho Organizacional. Para concretizar o objetivo pretende-se realizar uma pesquisa quantitativa, descritiva em empresas do setor de turismo, no Brasil e em Portugal. Para elaboração do questionário serão tomados como base, e posteriormente adaptados, os instrumentos de medida testados em estudos anteriores. Pretende-se com essa pesquisa contribuir para a compreensão e medida da influência das TI sobre o desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conferenceobject_19936.pdfVersão Aceite401,88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.