Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25515
Author(s): | Fernandes, A. Alturas, B. |
Date: | 2014 |
Title: | A tecnologia da informação e sua influência sobre processos de aprendizagem organizacional com consequências para o desempenho organizacional: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e portuguesas |
Volume: | 14 |
ISSN: | 2183-489X |
Keywords: | Aprendizagem organizacional Desempenho organizacional Tecnologia da informação |
Abstract: | A Aprendizagem Organizacional (AO) desempenha um papel importante nas organizações por ser vista como um diferencial competitivo sustentável e singular. Alguns estudos afirmam que ela é influenciada positivamente pela Tecnologia da Informação (TI), por fornecer maior interatividade e engajamento interpessoal e organizacional. Por sua vez, a Aprendizagem Organizacional e a TI são percebidas como essenciais para melhorar o Desempenho Organizacional (DO). Tendo em vista esse contexto a presente pesquisa pretende medir a influência da Tecnologia da Informação no processo de Aprendizagem Organizacional e identificar se essa influência impacta o Desempenho Organizacional. Para concretizar o objetivo pretende-se realizar uma pesquisa quantitativa, descritiva em empresas do setor de turismo, no Brasil e em Portugal. Para elaboração do questionário serão tomados como base, e posteriormente adaptados, os instrumentos de medida testados em estudos anteriores. Pretende-se com essa pesquisa contribuir para a compreensão e medida da influência das TI sobre o desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | ISTAR-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_19936.pdf | Versão Aceite | 401,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.