Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25464
Author(s): Casaca, A. F.
Alturas, B.
Rodrigues, R.
Date: 2021
Title: A realidade aumentada e a experiência do utilizador (UX) na divulgação de conteúdos digitais dos museus Portugueses
Event title: 21ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI 2021)
ISSN: 2183-489X
Keywords: Realidade aumentada
Experiência do utilizador (UX)
Novos media
Tendências de conteúdos digitais
Adoção e aceitação de tecnologia
Abstract: No presente artigo salienta-se a importância que os museus atribuem às novas tecnologias e em melhorar a Experiência dos Utilizadores (UX) recorrendo à tecnologia de Realidade Aumentada na divulgação de conteúdos digitais, entre o espaço físico e digital do museu. Numa primeira fase procurou-se entender a perceção e interação dos utilizadores através de indicadores de análise de conteúdo, pela plataforma digital Instagram, associando três empresas de Realidade Aumentada. Numa segunda fase, procurando estabelecer ligação à vertente de negócio, à adoção e aceitação tecnológica, realizaram-se entrevistas aos departamentos de comunicação de três Museus Portugueses De uma forma geral, foi possível reconhecer a importância e o potencial de crescimento em associar a tecnologia de Realidade Aumentada na divulgação de conteúdos digitais, seja de acordo com o panorama cultural, histórico ou turístico em Portugal. Os resultados obtidos são pressupostos de aplicabilidade nos museus, associados ao estudo de caso: a Startup Nimest.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
conferenceobject_86872.pdfVersão Editora562,84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.