Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25061
Author(s): | Silva, P. Alturas, B. |
Editor: | Álvaro Rocha, Arnaldo Martins, Gonçalo Paiva Dias, Luís Paulo Reis e Manuel Pérez Cota |
Date: | 2015 |
Title: | Acessibilidade na Web: estudo do nível de maturidade das instituições portuguesas de ensino superior |
Volume: | I |
Pages: | 79 - 84 |
Event title: | 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015 |
ISBN: | 978-9-8998-4345-5 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1109/CISTI.2015.7170414 |
Keywords: | Acessibilidade na Web Ensino Superior Português Modelo de Maturidade Nível de Maturidade Diretiva Europeia Web accessibility Portuguese higher education Accessibility maturity model European directive |
Abstract: | A Comissão Europeia propôs uma Diretiva Europeia que estabelece normas de acessibilidade obrigatórias a aplicar aos serviços públicos essenciais a partir do final de 2015. Esta Diretiva tem o objetivo de garantir a universalidade da Web, procurando beneficiar mais de 180 milhões de cidadãos europeus, mas prevendo também a criação de um mercado estimado em 2000 milhões de euros. Conforme verificado, na revisão bibliográfica, as Instituições de Ensino Superior são identificadas como parte do problema, uma vez que muitos dos seus sítios Web apresentam sérios problemas de acessibilidade, mas também como parte da solução, como agentes de formação e sensibilização quanto aos benefícios da acessibilidade, bem como aos riscos da sua ausência. Foi efetuada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário, baseado na Carta de Compromisso e Modelo de Maturidade para a Acessibilidade da “Business Taskforce on Accessible Technology” às Instituições de Ensino Superior Português, permitindo determinar o nível médio de maturidade das instituições participantes bem como a sua disponibilidade para assumirem um compromisso para com a acessibilidade. Este artigo conclui que o nível de maturidade para a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior Português é, em média baixo havendo no entanto uma grande disponibilidade para assumir um compromisso para melhorar a acessibilidade. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_24105.pdf | Versão Editora | 567,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.