Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/25039
Author(s): | Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia |
Advisor: | Ferreira, Fernando Alberto Freitas |
Date: | 9-Mar-2022 |
Title: | Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs |
Reference: | Barata, S. F. P. G. (2022). Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25039 |
Keywords: | Inteligência artificial Comércio eletrónico -- E-commerce DEMATEL Mapa cognitivo MCDA Métodos ágeis SODA Tecnologia Artificial Intelligence Cognitive mapping Agile methods Technology |
Abstract: | Limitadas por recursos escassos, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam
uma maior pressão para garantir uma posição competitiva no mercado global,
marcado pelo galopante avanço tecnológico e pelo contexto pandémico. Como tal,
o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrónico com recurso à artificial
intelligence (AI) em contextos ágeis tem sido cada vez maior. Por um lado, a AI permite um
maior tratamento de dados e a criação de modelos de projeção. Por outro lado, a adoção de
métodos ágeis assegura uma maior gestão da imprevisibilidade e adaptação às novas exigências
de mercado. Verificando-se um reduzido número de estudos que abrangem as três áreas acima
mencionadas, propõe-se a criação de um novo modelo que identifique os determinantes que
favorecem ou inibem o desenvolvimento do comércio eletrónico, da AI e dos métodos ágeis em
PMEs. Este será suportado pela aplicação de técnicas de mapeamento cognitivo, através da
abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA), juntamente com a técnica
DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), procurando extrair um
conjunto de recomendações que permita às PMEs adquirir uma posição competitiva no mercado
global. Constrained by scarce resources, SMEs face a great deal of pressure to maintain a competitive position in the global market, especially during the Covid-19 pandemic. As such, e-commerce platforms using Artificial Intelligence (AI) with agile methodology have been thriving. On the one hand, AI allows for better data processing and the creation of forecasting models. On the other hand, agile adoption ensures a management improvement over uncertainty and a better adaptation to new market requirements. Considering the limited number of studies that cover these three knowledge fields, we propose the creation of a new model to identify determinants that favor or inhibit the development of e-commerce, AI and agile methods in SMEs. This model will be developed using cognitive mapping techniques, based on the Strategic Options Development and Analysis (SODA) approach, and the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) technique. The aim is to retrieve a set of recommendations that will allow SMEs to acquire competitive positions in the global market. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_sofia_garcia_barata.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.