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dc.contributor.authorMagano, O.-
dc.contributor.authorMedinas, C.-
dc.date.accessioned2022-03-14T15:44:50Z-
dc.date.available2022-03-14T15:44:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2183-1793-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24785-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de novas tecnologias e estar “em rede”, o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).por
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.relation.ispartofseries2ª série-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCiganospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAnalfabetismopor
dc.subject(I)literacia digitalpor
dc.titleComo sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugalpor
dc.typearticle-
dc.pagination131 - 144-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalInvestigar em Educação-
dc.number11/12-
degois.publication.firstPage131-
degois.publication.lastPage144-
degois.publication.issue11/12-
degois.publication.titleComo sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugalpor
dc.date.updated2022-03-14T15:42:11Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-87627-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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