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http://hdl.handle.net/10071/24785
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Magano, O. | - |
dc.contributor.author | Medinas, C. | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T15:44:50Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T15:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/24785 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de novas tecnologias e estar “em rede”, o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018). | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.relation.ispartofseries | 2ª série | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ciganos | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Analfabetismo | por |
dc.subject | (I)literacia digital | por |
dc.title | Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugal | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 131 - 144 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Investigar em Educação | - |
dc.number | 11/12 | - |
degois.publication.firstPage | 131 | - |
degois.publication.lastPage | 144 | - |
degois.publication.issue | 11/12 | - |
degois.publication.title | Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital? O caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugal | por |
dc.date.updated | 2022-03-14T15:42:11Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-87627 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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article_87627.pdf | Versão Editora | 246,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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