Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/2472
acessibilidade
Title: O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
Authors: Lopes, Rui
Orientador: Moleiro, Carla
Keywords: Mau trato
suporte social
sucesso escolar
moderação
Child abuse
social support
school achievement
moderation
Issue Date: 14-Mar-2011
Citation: LOPES, Rui - O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2472>.
Abstract: No presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.
The present study investigated the relationship between child abuse, school achievement and social support by studying the adaptation of the stress buffering model of social support to the specific context of child abuse and school achievement. The study consisted of data collected from 402 children and youths (383 without history of child abuse and 64 with history of child abuse), from 5th to 9th grade and from 9 to 18 years old. We adapted and validated the Social Support Appraisals Scale (Dubow & Ullman, 1989; Dubow et al., 1991) to the Portuguese context and language (study 1) and analyzed the role of social support in the relationship between child abuse and school achievement. The results showed that abused children and youths scored lower in Language and Math, and had more grade retentions. The results also indicated that social support is a moderator between child abuse and school achievement, although social support was positively associated with school achievement only for the children and youths at risk. Results and implications for school professionals are discussed.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2472
Designation: Mestrado em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese.doc858 kBMicrosoft WordView/Open
anexo 1.spo377 kBSPSSView/Open
anexo 2.spo72.5 kBSPSSView/Open
anexo 3.spo63 kBSPSSView/Open
anexo 4.spo30 kBSPSSView/Open
anexo 5.doc94.5 kBMicrosoft WordView/Open
anexo 6.spo194 kBSPSSView/Open
anexo 7.spo406 kBSPSSView/Open
anexo 8.spo101.5 kBSPSSView/Open
anexo 9.spo129.5 kBSPSSView/Open
anexo 10.spo91 kBSPSSView/Open
anexo 11.spo156 kBSPSSView/Open
anexo 12.spo58.5 kBSPSSView/Open
anexo 13.spo119.5 kBSPSSView/Open
anexo 14.spo156.5 kBSPSSView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.