Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2472
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoleiro, Carla-
dc.contributor.authorLopes, Rui-
dc.date.accessioned2011-03-14T16:04:46Z-
dc.date.available2011-03-14T16:04:46Z-
dc.date.issued2011-03-14-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationLOPES, Rui - O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2472>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2472-
dc.description.abstractNo presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.por
dc.description.abstractThe present study investigated the relationship between child abuse, school achievement and social support by studying the adaptation of the stress buffering model of social support to the specific context of child abuse and school achievement. The study consisted of data collected from 402 children and youths (383 without history of child abuse and 64 with history of child abuse), from 5th to 9th grade and from 9 to 18 years old. We adapted and validated the Social Support Appraisals Scale (Dubow & Ullman, 1989; Dubow et al., 1991) to the Portuguese context and language (study 1) and analyzed the role of social support in the relationship between child abuse and school achievement. The results showed that abused children and youths scored lower in Language and Math, and had more grade retentions. The results also indicated that social support is a moderator between child abuse and school achievement, although social support was positively associated with school achievement only for the children and youths at risk. Results and implications for school professionals are discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMau tratopor
dc.subjectsuporte socialpor
dc.subjectsucesso escolarpor
dc.subjectmoderaçãopor
dc.subjectChild abusepor
dc.subjectsocial supportpor
dc.subjectschool achievementpor
dc.subjectmoderationpor
dc.titleO papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolarpor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.doc858 kBMicrosoft WordVer/Abrir
anexo 1.spo377 kBSPSSVer/Abrir
anexo 2.spo72,5 kBSPSSVer/Abrir
anexo 3.spo63 kBSPSSVer/Abrir
anexo 4.spo30 kBSPSSVer/Abrir
anexo 5.doc94,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
anexo 6.spo194 kBSPSSVer/Abrir
anexo 7.spo406 kBSPSSVer/Abrir
anexo 8.spo101,5 kBSPSSVer/Abrir
anexo 9.spo129,5 kBSPSSVer/Abrir
anexo 10.spo91 kBSPSSVer/Abrir
anexo 11.spo156 kBSPSSVer/Abrir
anexo 12.spo58,5 kBSPSSVer/Abrir
anexo 13.spo119,5 kBSPSSVer/Abrir
anexo 14.spo156,5 kBSPSSVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.