Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24410
Author(s): Vilar, Daniela Maria Teixeira
Advisor: Crespo, Nádia Nogueira Simões
Date: 15-Dec-2021
Title: Empreendedorismo jovem: Intenções empreendedoras e fatores explicativos
Reference: Vilar, D. M. T. (2021). Empreendedorismo jovem: Intenções empreendedoras e fatores explicativos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24410
Keywords: Empreendedorismo jovem
Intenção empreendedora
Formação superior
Ativos sociais
Young entrepreneurship
Entrepreneurial intention
University education
Social and family environment
Abstract: Nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem vindo a receber uma maior atenção por parte dos investigadores. O fenómeno empreendedorismo é, naturalmente, considerado capaz de reduzir altas taxas de desemprego e consequentemente aliviar a pobreza, apresentando-se assim como uma chave para o desenvolvimento económico. Associado à importância do empreendedorismo, assiste-se a um crescimento da investigação científica sobre o tema. As intenções são um fator preditivo do comportamento pelo que a intenção empreendedora é vista como o principal catalisador do comportamento empreendedor. Deste modo, intenções empreendedoras e os fatores que a podem explicar tornaram-se um alvo importante a estudar. São vários os autores que se têm vindo a debruçar sobre fatores que estimulam comportamentos empreendedores, assim, esta investigação pretende recolher e apresentar aqueles que têm vindo a receber maior atenção como possíveis influenciadores da intenção empreendedora. Apesar da literatura sobre as características de personalidade do indivíduo ser vasta quando ligada às intenções empreendedoras, esta investigação pretende ir além das mesmas. Pretende principalmente analisar fatores externos inseridos no contexto social direto ao indivíduo. É analisada a presença do empreendedorismo nos contactos sociais, ambiente familiar e ainda no contexto do ensino superior, estes que serão designados por ativos sociais. Este estudo conta com uma amostra de indivíduos que frequentaram o ensino superior, o que nos irá permitir captar intenções empreendedoras quando existem determinadas características nestes ambientes. Para concluir, os resultados desta investigação permitem concluir que os ativos sociais são capazes de influenciar a intenção empreendedora quando possuem determinadas características e estímulos ao tema.
In the past few years, young entrepreneurship has been receiving greater attention from researchers. The phenomenon of entrepreneurship is naturally considered a phenomenon capable of reducing high unemployment rates and consequently reduce poverty, which is why it is seen as a key to economic development. Due to the importance of entrepreneurship, there is a growth in scientific research on the subject. Intentions are predictors of human behavior, so entrepreneurial intention is the main factor of entrepreneurial behaviors. Thus, entrepreneurial intentions and the factors that can explain them have become an important target to study. There are several studies on the main factors that stimulate entrepreneurial behavior, so this research aims to collect and summarize the main factors studied that influence entrepreneurial intention. Although the literature on the personality characteristics in entrepreneurial intentions is vast, this study intends to go beyond them. It mainly intends to analyze external factors in the direct social context to the individual. Thus, is analyzed the presence of entrepreneurship in social contacts, in the family environment and in the context of higher education. These factors will be designated as social assets. This study has a sample of individuals who attended higher education, which will allow to capture entrepreneurial intentions when there are certain characteristics in these environments. The results of this investigation allow us to conclude that social assets can influence entrepreneurial intention when they have certain characteristics and incentives to the theme.
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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