Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24403
Author(s): Dias, Sara Patrícia Barbosa
Advisor: Nogueira, José Miguel
Date: 21-Jan-2022
Title: A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Reference: Dias, S. P. B. (2021). A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24403
Keywords: Inclusão
Necessidades educativas especiais -- Special educational needs
Organização escolar
Inclusion
School organization
Abstract: Este estudo aborda o tema da organização escolar e as barreiras á inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Cabo Verde. O presente estudo foi realizado no Liceu Amílcar Cabral (escola de ensino secundário), na cidade de Assomada. Esta análise teve como ponto de partida perceber o que a escola em estudo tem feito para promover a educação Inclusiva e, estudar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de aprendizagem e da própria Inclusão. No que diz respeito a metodologia, este estudo teve como suporte a metodologia qualitativa, onde foi possível a recolha de informações através da realização de 5 entrevistas semiestruturas a um (1) Diretor e a quatro (4) professores da referida escola. Com base na análise desse material, foi possível a elaboração de proposta de melhoria para a Inclusão de alunos com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa interação entre a escola-família.
This study addresses the issue of school organization and the barriers to inclusion for students with Special Education Needs (SEN) in Cape Verde. This study was developed out at Amilcar Cabral High School (secondary school), in the city of Assomada. The point of this analysis was to understand what the school under study has been doing to promote Inclusive education and to study what can be done to improve the quality of learning and Inclusion itself. In terms of methodology, this study was supported by the qualitative methodology, where it was possible to collect information through five (5) semi-structured interviews with one (1) Director and four (4) teachers of the school. Based on the analysis of this material, it was possible to elaborate an improvement proposal for the Inclusion of students with SEN, based on a work of sensitization to difference, cooperation among the many bodies belonging to the school, a better use of human and material resources, and also the establishment of a good interaction between school-family.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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