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dc.contributor.advisorNogueira, José Miguel-
dc.contributor.authorDias, Sara Patrícia Barbosa-
dc.date.accessioned2022-02-01T14:48:01Z-
dc.date.available2022-02-01T14:48:01Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationDias, S. P. B. (2021). A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24403pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24403-
dc.description.abstractEste estudo aborda o tema da organização escolar e as barreiras á inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Cabo Verde. O presente estudo foi realizado no Liceu Amílcar Cabral (escola de ensino secundário), na cidade de Assomada. Esta análise teve como ponto de partida perceber o que a escola em estudo tem feito para promover a educação Inclusiva e, estudar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de aprendizagem e da própria Inclusão. No que diz respeito a metodologia, este estudo teve como suporte a metodologia qualitativa, onde foi possível a recolha de informações através da realização de 5 entrevistas semiestruturas a um (1) Diretor e a quatro (4) professores da referida escola. Com base na análise desse material, foi possível a elaboração de proposta de melhoria para a Inclusão de alunos com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa interação entre a escola-família.por
dc.description.abstractThis study addresses the issue of school organization and the barriers to inclusion for students with Special Education Needs (SEN) in Cape Verde. This study was developed out at Amilcar Cabral High School (secondary school), in the city of Assomada. The point of this analysis was to understand what the school under study has been doing to promote Inclusive education and to study what can be done to improve the quality of learning and Inclusion itself. In terms of methodology, this study was supported by the qualitative methodology, where it was possible to collect information through five (5) semi-structured interviews with one (1) Director and four (4) teachers of the school. Based on the analysis of this material, it was possible to elaborate an improvement proposal for the Inclusion of students with SEN, based on a work of sensitization to difference, cooperation among the many bodies belonging to the school, a better use of human and material resources, and also the establishment of a good interaction between school-family.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiais -- Special educational needspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSchool organizationpor
dc.titleA organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202914410por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
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