Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24361
Autoria: Carvalho, David José Cristóvão
Orientação: Silva, Maria Teresa Marques Madeira da
Di Giovanni, Caterina
Data: 13-Dez-2021
Título próprio: Reconquista da frente ribeirinha de Lisboa: Proposta urbana e Escola de Artes Performativas no aterro de Santos
Referência bibliográfica: Carvalho, D. J. C. (2021). Reconquista da frente ribeirinha de Lisboa: Proposta urbana e Escola de Artes Performativas no aterro de Santos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24361
Palavras-chave: Aterro
Atlas -- Atlas
Canal
Escola
Limite
Santos
Tejo
Topografia -- Topography
Embankment
School
Limit
Tagus
Resumo: A vocação portuária da cidade de Lisboa, determinou e condicionou durante muito tempo a relação dos habitantes com a frente ribeirinha, enfatizando a separação entre o rio/porto e a cidade. A atual reorganização das atividades portuárias, permitiu a transferência de muitas atividades para outros portos e pôs à disposição da cidade vastas áreas ribeirinhas, potenciando a sua transformação e adaptação a uma nova utilização da margem do rio. Através da criação de um Atlas de imagens e a análise de 15 projetos de arquitetura contemporânea ao longo da frente ribeirinha de Lisboa, reflete-se sobre a constante metamorfose do território em aterro. Partindo de uma vontade de que a proposta urbana para o aterro de Santos promova um diálogo entre a cidade consolidada e um território expectante, o projeto propõe uma abordagem holística, baseada no facto de as linhas e pontos notáveis que caracterizam a topografia da cidade estarem na base dos percursos e assentamentos humanos e, portanto, da construção da cidade e da sua arquitetura. A alteração do desenho da muralha, que define toda a linha de costa em aterro, é o principal gesto para a estruturação do novo espaço urbano de Santos, que procura transformar uma infraestrutura portuária numa infraestrutura de lazer. O projeto para a Escola de Artes Performativas de Santos apropria-se de um antigo armazém industrial desativado e procura relacionar-se com a plataforma do Cais de Santos, que ao avançar sobre a água cria um espaço de exceção na relação entre a cidade e o rio.
The port vocation of the city of Lisbon has long determined and conditioned the relationship of the inhabitants with the riverfront. The current reorganization of port activities, has allowed the transfer of many activities to other ports and has placed vast riverside areas at the disposal of the city, enhancing their transformation and adaptation to a new use of the riverfront. Through the creation of an image atlas and the analysis of 15 contemporary architecture projects along the Lisbon waterfront, the constant metamorphosis of the embankment territory is reflected upon. Starting from a will that the urban proposal for the Santos embankment promotes a dialogue between the consolidated city and an expectant territory, the project proposes a holistic approach, based on the fact that the remarkable lines and points that characterize the city’s topography are at the base of the human paths and settlements and, therefore, of the construction of the city and its architecture. The alteration of the design of the wall, which defines the entire embankment coastline, is the main gesture for the structuring of the new urban space of Santos, which seeks to transform a port infrastructure into a leisure infrastructure. The project for the Santos Performing Arts School appropriates an old disused industrial warehouse and seeks to relate itself to the platform of the Santos Pier, which by advancing over the water creates an exceptional space in the relationship between the city and the river.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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