Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24331
Autoria: Ferreira, Madalena Louro Silva
Orientação: Mateus, Sandra
Data: 11-Jan-2022
Título próprio: Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
Referência bibliográfica: Ferreira, M. L. S. (2021). Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24331
Palavras-chave: Educação não formal -- Non-formal education
Museu -- Museum
Ações educativas
Envelhecimento ativo
Competências -- Skills
Educational activities
Active aging
Resumo: Esta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.
This dissertation intends to give relevance to the theme of non-formal education, studied in the context of museums as educational instances, particularly with regard to how they direct their offer to the elderly public. The objectives were to analyze the educational actions of non-formal content, promoted by the museums under study aimed at the elderly public, and to identify how those responsible encourage this type of action, particularly the directors and those responsible for the educational area. A qualitative methodology was adopted using semi-structured interviews. Eight interviews were carried out with various heads of the Education Services team of seven museums located in Lisbon. The main conclusions reveal that there are similarities in the educational actions developed, which are guided tours/guided visits, thematic visits and more practical activities. They focus on promoting skills and knowledge, creating relationships between audiences and collections. They are committed to intergenerational and multicultural sharing and inclusion and integration of all. Its actions meet the diversity and specificity of the elderly.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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