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dc.contributor.advisorMateus, Sandra-
dc.contributor.authorFerreira, Madalena Louro Silva-
dc.date.accessioned2022-01-26T15:01:51Z-
dc.date.available2022-01-26T15:01:51Z-
dc.date.issued2022-01-11-
dc.date.submitted2021-11-
dc.identifier.citationFerreira, M. L. S. (2021). Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24331pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24331-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to give relevance to the theme of non-formal education, studied in the context of museums as educational instances, particularly with regard to how they direct their offer to the elderly public. The objectives were to analyze the educational actions of non-formal content, promoted by the museums under study aimed at the elderly public, and to identify how those responsible encourage this type of action, particularly the directors and those responsible for the educational area. A qualitative methodology was adopted using semi-structured interviews. Eight interviews were carried out with various heads of the Education Services team of seven museums located in Lisbon. The main conclusions reveal that there are similarities in the educational actions developed, which are guided tours/guided visits, thematic visits and more practical activities. They focus on promoting skills and knowledge, creating relationships between audiences and collections. They are committed to intergenerational and multicultural sharing and inclusion and integration of all. Its actions meet the diversity and specificity of the elderly.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação não formal -- Non-formal educationpor
dc.subjectMuseu -- Museumpor
dc.subjectAções educativaspor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectCompetências -- Skillspor
dc.subjectEducational activitiespor
dc.subjectActive agingpor
dc.titleOs museus como instância educativa ao serviço dos idosospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202885976por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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