Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/24292| Author(s): | Fonseca, Edson Praga da |
| Advisor: | Miranda, Luísa Cristina da Graça Pardal Domingues |
| Date: | 20-Dec-2021 |
| Title: | Análise de satisfação dos utilizadores do sistema de informação académico da universidade Jean Piaget de Angola |
| Reference: | Fonseca, E. P. da (2021). Análise de satisfação dos utilizadores do sistema de informação académico da universidade Jean Piaget de Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24292 |
| Keywords: | Sistemas de informação Satisfação dos utilizadores de sistema de informação Information systems Satisfaction of users of information system |
| Abstract: | Tem crescido o número de empresas a recorrerem na utilização de sistemas de
informação, e as instituições de ensino não têm ficado de fora. A elaboração desta
dissertação consiste em um estudo de caso, e que se pretende analisar o nível satisfação
existentes nos utilizadores do sistema de informação académico da universidade Jean
Piaget de Angola, sobre o sistema SIGARRA. O estudo foi feito em dois públicos-alvo,
alunos e docentes, procurou-se medir a satisfação dos alunos nas seguintes dimensões:
perceção de utilidade, facilidade percebida, qualidade informação obtida e expectativa de
esforço. Para além destas aos docentes medimos as dimensões expectativa de
desempenho, qualidade e eficiência do sistema. Aplicou-se um questionário aos alunos e
docentes que utilizam frequentemente o sistema SIGARRA, foram obtidas 319 respostas
dos alunos e 74 respostas dos docentes. Os resultados indicam que as dimensões que apresentam maior consenso por parte dos
alunos é facilidade percebida, expectativa de esforço e perceção de utilidade, já os
docentes demostram maior nível de satisfação na utilização do sistema e apresentam bons
resultados em todas as dimensões. O estudo permitiu mostrar também que os docentes
estão satisfeitos com as dimensões qualidade e a eficiência que o sistema SIGARRA
apresenta. More and more companies are using information systems, and educational institutions have not been left out. The elaboration of this dissertation consists of a case study and aims to analyze the satisfaction of users of the academic information system of the University Jean Piaget of Angola, on the SIGARRA system. The study was done in two target groups, students, and teachers. We tried to measure students' satisfaction in the following dimensions: perceived usefulness, perceived ease, output quality and expected effort. In addition, the teachers were measured in the following dimensions: performance expectancy, quality, and efficiency of the system. A questionnaire was applied to students and teachers who frequently use the SIGARRA system, 319 answers were obtained from students and 74 answers from teachers. The results indicate that the dimensions that present the highest consensus on the part of the students are perceived ease, expectation of effort and perception of usefulness, while the teachers show a higher level of satisfaction in using the system and present good results in all dimensions. The study also showed that teachers are satisfied with the dimensions quality and efficiency that the SIGARRA system presents. |
| Degree: | Mestrado em Informática e Gestão |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| master_edson_praga_fonseca.pdf | 5,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












