Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23653
Autoria: | Peres, Ana Rita Fernandes |
Orientação: | Rosa, Miriam Henriques |
Data: | 24-Nov-2021 |
Título próprio: | Projeto "Engenheiras por um dia": perceções sobre profissões de engenharia, estereótipos e enviesamentos de género |
Referência bibliográfica: | Peres, A. R. F. (2021). Projeto "Engenheiras por um dia": perceções sobre profissões de engenharia, estereótipos e enviesamentos de género [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23653 |
Palavras-chave: | Papéis de género Educação STEM Estereótipos Projeção endogrupal Sex roles Education Stereotypes Ingroup projection |
Resumo: | As STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) são áreas onde, habitualmente, existe uma segregação de género. O projeto "Engenheiras por um dia" pretende combater este facto, levando as engenharias a raparigas entre os 12 e os 18 anos. Este projeto de investigação é composto por dois estudos. O Estudo 1 passava por avaliar o impacto que o projeto estaria a ter na desconstrução de estereótipos, em termos de género, junto dos/das estudantes que nele se integram. O Estudo 2 tinha três objetivos: compreender se a amostra inquirida tinha conhecimento do projeto "Engenheiras por um dia" e a sua perceção sobre as mulheres dentro das áreas das engenharias; compreender como o sexo dos/das participantes poderia ou não influenciar a prototipicalidade relativa, a atribuição de estereótipos de sociabilidade, moralidade e competência ao endogrupo e ao exogrupo; compreender se o sexo do/da participante estaria relacionado com a atribuição de género dada a determinadas profissões. Em ambos os estudos foi aplicado um questionário com uma vertente tanto qualitativa como quantitativa.
Os resultados do Estudo 1 não podem ser considerados devido ao baixo número de participantes (N=24). Os do Estudo 2 (N=520) mostram-nos que que os homens foram vistos como mais prototípicos de profissionais de engenharia do que as mulheres, as mulheres foram vistas como mais sociais, e que o endogrupo foi considerado mais competente do que o exogrupo, tanto nos homens como nas mulheres, não se apresentando diferenças ao nível da moralidade. Atribuições de género a profissões também diferiram consoante o sexo dos participantes. STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) are areas where there is usually a gender segregation. The "Engenheiras por um dia" project aims to go against this fact, taking engineering work to girls between 12 and 18 years old. This research project comprises two studies. Study 1 was about evaluating the impact that the project would be having on the students who are part of it, through the deconstruction of gender stereotypes. Study 2 had three objectives: to understand whether the surveyed sample was aware of the "Engenheiras por um dia" project and their perception of women within the engineering fields; understand how the participants’ gender could or could not influence the relative prototypicality, the attribution of stereotypes of sociability, morality and competence to the ingroup and outgroup; understand if the participant's gender would be related to gender attribution they give to certain professions. In both studies, a questionnaire with both a qualitative and a quantitative aspect was applied. The results of Study 1 cannot be considered due to the low number of participants (N=24). Those in Study 2 (N=520) showed that men were seen as more prototypical of engineering professionals than women; women were seen as more social and that the ingroup was considered more competent than the outgroup, both in men and women, and there were no differences in terms of morality. Gender attributions to occupations also differed in association with participants’ gender. |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_fernandes_peres.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.