Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23572
Autoria: Pinto, Duarte Maria Stock da Cunha Santiago
Orientação: Silva, José Luís Cardoso da
Lima, Armando César Ferreira
Data: 4-Nov-2021
Título próprio: User emotional interaction processor: a tool to support the development of GUIs through physiological user monitoring
Referência bibliográfica: Pinto, D. M. S. da C. S. (2021). User emotional interaction processor: a tool to support the development of GUIs through physiological user monitoring [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23572
Palavras-chave: Attentive user Interface
Affective user Interface
Physiological response
Interface de utilizador atenta
Interface de utilizador afetiva
Resposta fisiológica
Resumo: Ever since computers have entered humans' daily lives, the activity between the human and the digital ecosystems has increased. This increase encourages the development of smarter and more user-friendly human-computer interfaces. However, to test these interfaces, the means of interaction have been limited, for the most part restricted to the conventional interface, the "manual" interface, where physical input is required, where participants who test these interfaces use a keyboard, mouse, or a touch screen, and where communication between participants and designers is required. There is another method, which will be applied in this dissertation, which does not require physical input from the participants, which is called Affective Computing. This dissertation presents the development of a tool to support the development of graphical interfaces, based on the monitoring of psychological and physiological aspects of the user (emotions and attention), aiming to improve the experience of the end user, with the ultimate goal of improving the interface design. The development of this tool will be described. The results, provided by designers from an IT company, suggest that the tool is useful but that the optimized interface generated by it still has some flaws. These flaws are mainly related to the lack of consideration of a general context in the interface generation process.
Desde que os computadores entraram na vida diária dos humanos, a atividade entre o ecossistema humano e o digital tem aumentado. Este aumento estimula o desenvolvimento de interfaces humano-computador mais inteligentes e apelativas ao utilizador. No entanto, para testar estas interfaces, os meios de interação têm sido limitados, em grande parte restritos à interface convencional, a interface "manual", onde é preciso "input" físico, onde os participantes que testam estas interface, usam um teclado, um rato ou um "touch screen", e onde a comunicação dos participantes com os designers é necessária. Existe outro método, que será aplicado nesta dissertação, que não necessita de "input" físico dos participantes, que se denomina de "Affective Computing". Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento de interfaces gráficas, baseada na monitorização de aspetos psicológicos e fisiológicos do utilizador (emoções e atenção), visando melhorar a experiência do utilizador final, com o objetivo último de melhorar o design da interface. O desenvolvimento desta ferramenta será descrito. Os resultados, dados por designers de uma empresa de IT, sugerem que esta é útil, mas que a interface otimizada gerada pela mesma tem ainda algumas falhas. Estas falhas estão, principalmente, relacionadas com a ausência de consideração de um contexto geral no processo de geração da interface.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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