Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23443
Autoria: Santos, A.
Queirós, M.
David, N.
Machado. A.
Editor: Lourenço, L.
Data: 2020
Título próprio: Exercícios de evacuação e modelos de simulação baseados em agentes: Contributos para o aprofundamento de planos de emergência em escolas
Paginação: 64
Título do evento: V International Congress on Risks. Contribution of the science for disaster risk management. Acting today, protecting tomorrow
ISBN: 978-989-54942-0-0
Palavras-chave: Educação para o risco
Exercícios de evacuação
Simulação de agentes
Resumo: Eventos recentes relacionados com catástrofes causam um número significativo de vítimas em todo o mundo, como por exemplo, os ataques terroristas nos Estados Unidos em 2001, o tsunami do Oceano Indico em 2004, e o sismo, tsunami e acidente nuclear no Japão em 2011. Portugal, em particular, teve vários sismos no passado que causaram mortes e danos materiais. Várias estratégias têm sido implementadas para preparação, mitigação, planeamento e gestão de catástrofes, de modo que a população está hoje mais consciente dos procedimentos de segurança e da importância da prática regular de exercícios de evacuação em áreas urbanas, incluindo bairros, áreas públicas e sobretudo edifícios públicos. Se bem que as soluções construtivas adotadas nos edifícios escolares tenham evoluído significativamente desde os finais do séc. XIX e durante o séc. XX, a preparação para o risco por parte da comunidade escolar nem sempre acompanha ao mesmo ritmo a modernização técnica do parque escolar. Uma das estratégias para a mitigação de sismos e incêndios urbanos em Portugal é a obrigatoriedade da implementação de planos de emergência em edifícios públicos, nomeadamente em escolas secundárias, sendo recomendado que se realize, pelo menos, uma vez por ano, um exercício de evacuação por escola. Os objetivos da realização dos exercícios focam-se na intervenção preventiva, na sensibilização e preparação para o risco, de modo a testar o plano de emergência e a garantir a segurança da população escolar durante situações reais de emergência.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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