Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/23150
Author(s): | Gomes, C. T. Mauritti, R. |
Date: | 2016 |
Title: | Vidas em projeto: O espaço educativo como palco potenciador de diálogos entre gerações |
Event title: | Atas do IX Congresso Português de Sociologia |
ISBN: | 978-989-97981-3-7 |
Keywords: | Envelhecimento ativo Conhecimento e educação Percursos de vida Relações intergeracionais |
Abstract: | É proposta uma análise ao papel da educação nas sociedades envelhecidas, nomeadamente na promoção de novas formas de diálogo e partilha de experiências entre gerações. Considerando aquele que é o movimento multiforme do fenómeno de envelhecimento, visa-se um aprofundamento à complexidade de dinâmicas de relações que se jogam entre, por um lado, as possibilidades de aprendizagem e aquisição cultural subjacentes na oferta educativa e, por outro lado, as escolhas, orientações e vivências de reconfiguração identitária promovidas naqueles e naquelas que compõem os segmentos etários mais velhos de novos públicos, não tradicionais, da população estudantil. A abordagem desenvolvida tem por base um estudo de caso desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, articulando dois níveis de análise. No plano macro-meso considera os impactos e desafios assumidos pela Universidade nas configurações de lifelong learning face às possibilidades de participação ativa dos cidadãos em fases mais avançadas das suas vidas num espaço de partilha intergeracional. No plano micro (onde se centra a presente comunicação), equacionam-se essas experiências nas suas relações com o desenvolvimento de competências de literacia, que variam de acordo com as estruturas de oferta formativa (formal e não formal). |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_45920.pdf | Versão Editora | 567,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.