Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23150
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, C. T.-
dc.contributor.authorMauritti, R.-
dc.date.accessioned2021-09-14T09:37:53Z-
dc.date.available2021-09-14T09:37:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23150-
dc.description.abstractÉ proposta uma análise ao papel da educação nas sociedades envelhecidas, nomeadamente na promoção de novas formas de diálogo e partilha de experiências entre gerações. Considerando aquele que é o movimento multiforme do fenómeno de envelhecimento, visa-se um aprofundamento à complexidade de dinâmicas de relações que se jogam entre, por um lado, as possibilidades de aprendizagem e aquisição cultural subjacentes na oferta educativa e, por outro lado, as escolhas, orientações e vivências de reconfiguração identitária promovidas naqueles e naquelas que compõem os segmentos etários mais velhos de novos públicos, não tradicionais, da população estudantil. A abordagem desenvolvida tem por base um estudo de caso desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, articulando dois níveis de análise. No plano macro-meso considera os impactos e desafios assumidos pela Universidade nas configurações de lifelong learning face às possibilidades de participação ativa dos cidadãos em fases mais avançadas das suas vidas num espaço de partilha intergeracional. No plano micro (onde se centra a presente comunicação), equacionam-se essas experiências nas suas relações com o desenvolvimento de competências de literacia, que variam de acordo com as estruturas de oferta formativa (formal e não formal).por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectConhecimento e educaçãopor
dc.subjectPercursos de vidapor
dc.subjectRelações intergeracionaispor
dc.titleVidas em projeto: O espaço educativo como palco potenciador de diálogos entre geraçõespor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleAtas do IX Congresso Português de Sociologia-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationFaropor
dc.event.date2016-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios-
degois.publication.locationFaropor
degois.publication.titleVidas em projeto: O espaço educativo como palco potenciador de diálogos entre geraçõespor
dc.date.updated2021-09-14T10:36:29Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-45920-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_45920.pdfVersão Editora567,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.