Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23036
Autoria: Gomes, S.
Fernandes, D.
Sousa, S.
Data: 2021
Título próprio: Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil
Volume: 32
ISSN: 0103-6831
DOI (Digital Object Identifier): 10.18222/eae.v32.8437
Palavras-chave: Políticas educacionais
Formação inicial de professores
Avaliação da educação
Portugal
Resumo: Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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