Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23036| Autoria: | Gomes, S. Fernandes, D. Sousa, S. |
| Data: | 2021 |
| Título próprio: | Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil |
| Volume: | 32 |
| ISSN: | 0103-6831 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.18222/eae.v32.8437 |
| Palavras-chave: | Políticas educacionais Formação inicial de professores Avaliação da educação Portugal |
| Resumo: | Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| article_82863.pdf | Versão Editora | 449,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












