Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23033
Author(s): Quintanilha, T. L.
Cardoso, G.
Baldi, V.
Paisana, M.
Date: 2021
Title: O papel do jornalismo no combate às fake news: o caso do último dia da campanha eleitoral de 2019 em Portugal
Volume: 97
Pages: 35 - 56
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP20219720823
Keywords: Campanha eleitoral
Fake news
Jornalismo
Abstract: Este artigo reflete sobre o papel do jornalismo na desconstrução de uma notícia falsa, de teor propagandístico, mediatizada no último dia da campanha para as legislativas de 2019, em Portugal. Procedeu-se à recolha de notícias veiculadas nos órgãos de comunicação social portugueses, contextualizando a cobertura mediática no quadro do impacto da desinformação na confiança em notícias, com o auxílio de dados coligidos no âmbito do projeto Digital News Report. Concluiu-se que o escrutínio jornalístico, adjuvado pelas características do sistema mediático português, poderá ter contribuído para um impacto nulo desta notícia falsa no resultado eleitoral, ao contrário do observado em atos eleitorais noutros países, nomeadamente nos EUA, Reino Unido e Brasil.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_82792.pdfVersão Editora558,09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.