Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/22986
Autoria: | Zhao, Mengyang |
Orientação: | Silva, Sílvia Costa Agostinho da |
Data: | 20-Jul-2021 |
Título próprio: | The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers |
Referência bibliográfica: | Zhao, M. (2021). The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22986 |
Palavras-chave: | Exhaustion Autonomy Status conflict Techno-complexity Auto-eficácia -- Self-efficacy Exaustão Autonomia Conflito de estatuto Complexidade tecnológica |
Resumo: | Since the transformation of higher educational system, university teachers are confronting
lots of challenges and stress at workplace. Previous studies have explored job demands and
job resources played a significant role in explaining exhaustion of employees. In this study, 172 Chinese university teachers participated in the questionnaire survey. This cross-sectional
study aimed to analyze how autonomy, status conflict, and techno-complexity could impact
emotional exhaustion according to the JD-R model and how self-efficacy, as a moderator, could moderate these relationships. Results showed that autonomy negatively related to
exhaustion, however, status conflict and techno-complexity were positively associated with
exhaustion. The results revealed that the interaction of autonomy and higher-level
self-efficacy was significant in predicting exhaustion. Additionally, the interaction of lower
self-efficacy and status conflict was significant in predicting exhaustion. Furthermore, the
interaction between techno-complexity and both levels of self-efficacy were statistically
significant in predicting exhaustion. These results revealed that higher level of status conflict
and higher level of techno-complexity were associated with exhaustion when self-efficacy
was low. The practical implications of the results, limitation, and some suggestions for future
research are presented at the end of the study. Com a transformação do sistema de ensino superior, os professores universitários estão enfrentando muitos desafios e estresse no local de trabalho. Estudos anteriores concluíram que as exigências e recursos do trabalho desempenham um papel importante na explicação da exaustão nos trabalhadores. Neste estudo, 172 professores universitários chineses participaram através da resposta a um questionário. Este estudo transversal teve como objetivo analisar como a autonomia, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica podem ter impacto na exaustão emocional utilizando o modelo JD-R e verificar de que modo a autoeficácia pode moderar estas relações. Os resultados mostraram que a autonomia estava negativamente associada à exaustão, porém, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica estavam positivamente relacionadas com a exaustão. Os resultados revelaram também um impacto significativo da interação entre autonomia e a autoeficácia elevada na exaustão. Adicionalmente, a interação entre a autoeficácia baixa e o conflito de estatuto foi significativa na previsão de exaustão. Além disso, a interação entre a complexidade tecnológica e os dois níveis de autoeficácia foram estatisticamente significativos na previsão da exaustão. Estes resultados revelaram que níveis mais elevados de conflito de estatuto e de complexidade tecnológica estavam associados à exaustão quando a autoeficácia era baixa. No final do estudo apresentam-se as implicações práticas dos resultados, as limitações e algumas sugestões para pesquisas futuras. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_mengyang_zhao.pdf | 732,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.