Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/22986
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sílvia Costa Agostinho da | - |
dc.contributor.author | Zhao, Mengyang | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T09:06:01Z | - |
dc.date.available | 2021-07-29T09:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-06 | - |
dc.identifier.citation | Zhao, M. (2021). The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22986 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/22986 | - |
dc.description.abstract | Since the transformation of higher educational system, university teachers are confronting lots of challenges and stress at workplace. Previous studies have explored job demands and job resources played a significant role in explaining exhaustion of employees. In this study, 172 Chinese university teachers participated in the questionnaire survey. This cross-sectional study aimed to analyze how autonomy, status conflict, and techno-complexity could impact emotional exhaustion according to the JD-R model and how self-efficacy, as a moderator, could moderate these relationships. Results showed that autonomy negatively related to exhaustion, however, status conflict and techno-complexity were positively associated with exhaustion. The results revealed that the interaction of autonomy and higher-level self-efficacy was significant in predicting exhaustion. Additionally, the interaction of lower self-efficacy and status conflict was significant in predicting exhaustion. Furthermore, the interaction between techno-complexity and both levels of self-efficacy were statistically significant in predicting exhaustion. These results revealed that higher level of status conflict and higher level of techno-complexity were associated with exhaustion when self-efficacy was low. The practical implications of the results, limitation, and some suggestions for future research are presented at the end of the study. | por |
dc.description.abstract | Com a transformação do sistema de ensino superior, os professores universitários estão enfrentando muitos desafios e estresse no local de trabalho. Estudos anteriores concluíram que as exigências e recursos do trabalho desempenham um papel importante na explicação da exaustão nos trabalhadores. Neste estudo, 172 professores universitários chineses participaram através da resposta a um questionário. Este estudo transversal teve como objetivo analisar como a autonomia, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica podem ter impacto na exaustão emocional utilizando o modelo JD-R e verificar de que modo a autoeficácia pode moderar estas relações. Os resultados mostraram que a autonomia estava negativamente associada à exaustão, porém, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica estavam positivamente relacionadas com a exaustão. Os resultados revelaram também um impacto significativo da interação entre autonomia e a autoeficácia elevada na exaustão. Adicionalmente, a interação entre a autoeficácia baixa e o conflito de estatuto foi significativa na previsão de exaustão. Além disso, a interação entre a complexidade tecnológica e os dois níveis de autoeficácia foram estatisticamente significativos na previsão da exaustão. Estes resultados revelaram que níveis mais elevados de conflito de estatuto e de complexidade tecnológica estavam associados à exaustão quando a autoeficácia era baixa. No final do estudo apresentam-se as implicações práticas dos resultados, as limitações e algumas sugestões para pesquisas futuras. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Exhaustion | por |
dc.subject | Autonomy | por |
dc.subject | Status conflict | por |
dc.subject | Techno-complexity | por |
dc.subject | Auto-eficácia -- Self-efficacy | por |
dc.subject | Exaustão | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Conflito de estatuto | por |
dc.subject | Complexidade tecnológica | por |
dc.title | The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 202746429 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional | por |
dc.subject.jel | O15 | - |
dc.subject.jel | Y4 | - |
dc.subject.jel1 | O Economic development, innovation, technological change, and growth | - |
dc.subject.jel1 | Y Miscellaneous categories | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_mengyang_zhao.pdf | 732,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.