Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22986
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Costa Agostinho da-
dc.contributor.authorZhao, Mengyang-
dc.date.accessioned2021-07-29T09:06:01Z-
dc.date.available2021-07-29T09:06:01Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.citationZhao, M. (2021). The role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teachers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22986pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22986-
dc.description.abstractSince the transformation of higher educational system, university teachers are confronting lots of challenges and stress at workplace. Previous studies have explored job demands and job resources played a significant role in explaining exhaustion of employees. In this study, 172 Chinese university teachers participated in the questionnaire survey. This cross-sectional study aimed to analyze how autonomy, status conflict, and techno-complexity could impact emotional exhaustion according to the JD-R model and how self-efficacy, as a moderator, could moderate these relationships. Results showed that autonomy negatively related to exhaustion, however, status conflict and techno-complexity were positively associated with exhaustion. The results revealed that the interaction of autonomy and higher-level self-efficacy was significant in predicting exhaustion. Additionally, the interaction of lower self-efficacy and status conflict was significant in predicting exhaustion. Furthermore, the interaction between techno-complexity and both levels of self-efficacy were statistically significant in predicting exhaustion. These results revealed that higher level of status conflict and higher level of techno-complexity were associated with exhaustion when self-efficacy was low. The practical implications of the results, limitation, and some suggestions for future research are presented at the end of the study.por
dc.description.abstractCom a transformação do sistema de ensino superior, os professores universitários estão enfrentando muitos desafios e estresse no local de trabalho. Estudos anteriores concluíram que as exigências e recursos do trabalho desempenham um papel importante na explicação da exaustão nos trabalhadores. Neste estudo, 172 professores universitários chineses participaram através da resposta a um questionário. Este estudo transversal teve como objetivo analisar como a autonomia, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica podem ter impacto na exaustão emocional utilizando o modelo JD-R e verificar de que modo a autoeficácia pode moderar estas relações. Os resultados mostraram que a autonomia estava negativamente associada à exaustão, porém, o conflito de estatuto e a complexidade tecnológica estavam positivamente relacionadas com a exaustão. Os resultados revelaram também um impacto significativo da interação entre autonomia e a autoeficácia elevada na exaustão. Adicionalmente, a interação entre a autoeficácia baixa e o conflito de estatuto foi significativa na previsão de exaustão. Além disso, a interação entre a complexidade tecnológica e os dois níveis de autoeficácia foram estatisticamente significativos na previsão da exaustão. Estes resultados revelaram que níveis mais elevados de conflito de estatuto e de complexidade tecnológica estavam associados à exaustão quando a autoeficácia era baixa. No final do estudo apresentam-se as implicações práticas dos resultados, as limitações e algumas sugestões para pesquisas futuras.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExhaustionpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectStatus conflictpor
dc.subjectTechno-complexitypor
dc.subjectAuto-eficácia -- Self-efficacypor
dc.subjectExaustãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectConflito de estatutopor
dc.subjectComplexidade tecnológicapor
dc.titleThe role of autonomy, status conflict and techno-complexity in exhaustion and self-efficacy: a study with chinese university teacherspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202746429por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelO15-
dc.subject.jelY4-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mengyang_zhao.pdf732,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.