Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2255
Author(s): Baldé, Saico
Date: 14-Feb-2011
Title: Da exclusão a auto-exclusão da população muçulmana no sistema educativo guineense
Event title: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Keywords: Guiné-Bissau
Sistema educativo
Ensino Corânico
Madrassas
Abstract: Durante muito tempo, a educação “formal” da população africana esteve entregue às Missões Católicas, que, como se sabe, tinham como principal objectivo evangelizar, “civilizar” e “portugalizar”. Este aspecto condicionou a adesão da população muçulmana em geral, sendo notório nos principais centros islâmico – como Quebo - da então Guiné Portuguesa. Por outro lado, esta resistência provocou uma desconfiança no aparelho colonial. Pela necessidade e visão de alguns responsáveis, com destaque para o governador Peixoto Correia e do Sheikh Rachid, tentou-se alterar a situação através de cedências mútuas. O surgimento das primeiras Madrassas na Guiné, no inicio da década de 70 do século passado, acelerou esta situação. Partindo da experiencia do Quebo, discutir-se-á a integração dos muçulmanos no ensino oficial. No início, quase marginalizados pela administração colonial, eles próprios auto excluíram-se do sistema educativo, recusando em muitos casos, enviar os seus filhos para a escola dos “brancos”.
Peerreviewed: Não
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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