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dc.contributor.authorBaldé, Saico-
dc.date.accessioned2011-02-14T14:23:12Z-
dc.date.available2011-02-14T14:23:12Z-
dc.date.issued2011-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2255-
dc.description.abstractDurante muito tempo, a educação “formal” da população africana esteve entregue às Missões Católicas, que, como se sabe, tinham como principal objectivo evangelizar, “civilizar” e “portugalizar”. Este aspecto condicionou a adesão da população muçulmana em geral, sendo notório nos principais centros islâmico – como Quebo - da então Guiné Portuguesa. Por outro lado, esta resistência provocou uma desconfiança no aparelho colonial. Pela necessidade e visão de alguns responsáveis, com destaque para o governador Peixoto Correia e do Sheikh Rachid, tentou-se alterar a situação através de cedências mútuas. O surgimento das primeiras Madrassas na Guiné, no inicio da década de 70 do século passado, acelerou esta situação. Partindo da experiencia do Quebo, discutir-se-á a integração dos muçulmanos no ensino oficial. No início, quase marginalizados pela administração colonial, eles próprios auto excluíram-se do sistema educativo, recusando em muitos casos, enviar os seus filhos para a escola dos “brancos”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGuiné-Bissaupor
dc.subjectSistema educativopor
dc.subjectEnsino Corânicopor
dc.subjectMadrassaspor
dc.titleDa exclusão a auto-exclusão da população muçulmana no sistema educativo guineensepor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.event.title7º Congresso Ibérico de Estudos Africanospor
dc.event.typeCongressopor
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date9 a 11 de Setembro de 2010por
dc.publicationstatusNão publicadopor
dc.peerreviewedNãopor
Aparece nas coleções:CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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