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http://hdl.handle.net/10071/2255
Autoria: | Baldé, Saico |
Data: | 14-Fev-2011 |
Título próprio: | Da exclusão a auto-exclusão da população muçulmana no sistema educativo guineense |
Título do evento: | 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos |
Palavras-chave: | Guiné-Bissau Sistema educativo Ensino Corânico Madrassas |
Resumo: | Durante muito tempo, a educação “formal” da população africana esteve entregue às Missões Católicas, que, como se sabe, tinham como principal objectivo evangelizar, “civilizar” e “portugalizar”. Este aspecto condicionou a adesão da população muçulmana em geral, sendo notório nos principais centros islâmico – como Quebo - da então Guiné Portuguesa. Por outro lado, esta resistência provocou uma desconfiança no aparelho colonial. Pela necessidade e visão de alguns responsáveis, com destaque para o governador Peixoto Correia e do Sheikh Rachid, tentou-se alterar a situação através de cedências mútuas. O surgimento das primeiras Madrassas na Guiné, no inicio da década de 70 do século passado, acelerou esta situação. Partindo da experiencia do Quebo, discutir-se-á a integração dos muçulmanos no ensino oficial. No início, quase marginalizados pela administração colonial, eles próprios auto excluíram-se do sistema educativo, recusando em muitos casos, enviar os seus filhos para a escola dos “brancos”. |
Arbitragem científica: | Não |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CIEA7_8_BALDÉ_Da exclusão a auto-exclusão da população muçulmana.pdf | 514,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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