Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22347
Autoria: Bio, José Manuel Brito
Orientação: Mamede, Ricardo Paes
Data: 15-Dez-2020
Título próprio: Determinantes e implicações da certificação de sistemas de qualidade de gestão pelas empresas portuguesas no período 2006-2015
Referência bibliográfica: Bio, J. M. B. (2020). Determinantes e implicações da certificação de sistemas de qualidade de gestão pelas empresas portuguesas no período 2006-2015 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22347
Palavras-chave: ISO9000
QMS
Desempenho empresarial
Produtividade
Company performance
Productivity
Resumo: Melhorar as práticas de gestão é uma necessidade para as empresas desenvolverem o seu desempenho, nomeadamente os seus indicadores financeiros. Este trabalho, analisa se a certificação ISO 9000, considerada internacionalmente uma das receitas mais populares para atingir esse desiderato, produz, ou não, os resultados esperados, de melhoria de desempenho. Para tal são mobilizadas análises estatísticas descritivas de forma empírica, suportado em dados de várias fontes (INE, IPAC), comparando indicadores de desempenho, baseados na produtividade, resultados operacionais e intensidade exportadora, a partir de amostras obtidas de dados do INE, com uma abordagem aproximadamente contrafactual, entre empresas certificadas e não certificadas em Portugal. A análise é contextualizada com o estudo da evolução de número de empresas certificadas, estudo do ciclo de vida da certificação, e a evolução de desempenho, antes e depois da certificação. A fim de aferir a adoção, pelas empresas Portuguesas, do processo de certificação, são estudadas, com base na literatura, as prescrições da norma ISO 9000, que serão mais suscetíveis de induzir uma melhoria de resultados financeiros, e como seria possível diferenciar as diversas modalidades de implementação concreta do processo de certificação.
Improving management practices is a requirement for companies to develop their performance, namely their financial indicators. This work analyses whether ISO 9000 certification, considered internationally as one of the most popular recipes to achieve this goal, produces the expected results of performance improvement. To this end, descriptive statistical analyses are mobilised in an empirical manner, supported by data from various sources (INE, IPAC), comparing performance indicators, based on productivity, operational results and export intensity, from samples obtained from INE data, with an approximately counterfactual approach, between certified and non-certified companies in Portugal. The analysis is contextualised with the study of the evolution of the number of certified companies, the study of the certification life cycle, and the evolution of performance, before and after certification. In order to assess the adoption by Portuguese companies of the certification process, the prescriptions of the ISO 9000 standard are studied, based on the literature, which will be more prone to lead to improved financial results, and how it would be possible to differentiate the various methods of concrete implementation of the certification process.
Designação do grau: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_brito_bio.pdf5,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.