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dc.contributor.advisorMamede, Ricardo Paes-
dc.contributor.authorBio, José Manuel Brito-
dc.date.accessioned2021-03-12T15:24:29Z-
dc.date.available2021-03-12T15:24:29Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationBio, J. M. B. (2020). Determinantes e implicações da certificação de sistemas de qualidade de gestão pelas empresas portuguesas no período 2006-2015 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22347pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22347-
dc.description.abstractMelhorar as práticas de gestão é uma necessidade para as empresas desenvolverem o seu desempenho, nomeadamente os seus indicadores financeiros. Este trabalho, analisa se a certificação ISO 9000, considerada internacionalmente uma das receitas mais populares para atingir esse desiderato, produz, ou não, os resultados esperados, de melhoria de desempenho. Para tal são mobilizadas análises estatísticas descritivas de forma empírica, suportado em dados de várias fontes (INE, IPAC), comparando indicadores de desempenho, baseados na produtividade, resultados operacionais e intensidade exportadora, a partir de amostras obtidas de dados do INE, com uma abordagem aproximadamente contrafactual, entre empresas certificadas e não certificadas em Portugal. A análise é contextualizada com o estudo da evolução de número de empresas certificadas, estudo do ciclo de vida da certificação, e a evolução de desempenho, antes e depois da certificação. A fim de aferir a adoção, pelas empresas Portuguesas, do processo de certificação, são estudadas, com base na literatura, as prescrições da norma ISO 9000, que serão mais suscetíveis de induzir uma melhoria de resultados financeiros, e como seria possível diferenciar as diversas modalidades de implementação concreta do processo de certificação.por
dc.description.abstractImproving management practices is a requirement for companies to develop their performance, namely their financial indicators. This work analyses whether ISO 9000 certification, considered internationally as one of the most popular recipes to achieve this goal, produces the expected results of performance improvement. To this end, descriptive statistical analyses are mobilised in an empirical manner, supported by data from various sources (INE, IPAC), comparing performance indicators, based on productivity, operational results and export intensity, from samples obtained from INE data, with an approximately counterfactual approach, between certified and non-certified companies in Portugal. The analysis is contextualised with the study of the evolution of the number of certified companies, the study of the certification life cycle, and the evolution of performance, before and after certification. In order to assess the adoption by Portuguese companies of the certification process, the prescriptions of the ISO 9000 standard are studied, based on the literature, which will be more prone to lead to improved financial results, and how it would be possible to differentiate the various methods of concrete implementation of the certification process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectISO9000por
dc.subjectQMSpor
dc.subjectDesempenho empresarialpor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectCompany performancepor
dc.subjectProductivitypor
dc.titleDeterminantes e implicações da certificação de sistemas de qualidade de gestão pelas empresas portuguesas no período 2006-2015por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202662209por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia e Políticas Públicaspor
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