Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/22112
Autoria: | Antunes, Nuno Francisco Castro da Gama |
Orientação: | Ferreira, João Carlos Amaro Cardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha |
Data: | 3-Dez-2020 |
Título próprio: | OMECO: Generating personalized business card designs from images |
Referência bibliográfica: | Antunes, N. F. C. da G. (2020). OMECO: Generating personalized business card designs from images [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22112 |
Palavras-chave: | Computer vision Artificial intelligence Marketing Design generation Natural language processing Visão computacional Inteligência artificial Geração de design Processamento de língua natural |
Resumo: | Rising competition in the retail and hospitality sectors, especially in densely populated
and touristic destinations is a growing concern for many business owners, who
wish to deliver their brand communication strategy to the target audience. Many
of these businesses rely on word-of-mouth marketing, delivering business cards to
customers. Furthermore, the lack of a dedicated marketing team and budget for
brand image consolidation and design creation often limits the brand expansion
capability. The purpose of this study is to propose a novel system prototype that
can suggest personalized designs for business cards, based on an existing business
card picture. Using perspective transformation, text extraction and colour reduction
techniques, we were able to obtain features from the original business card
image and generate an alternative design, personalized for the end user. We have
successfully been able to generate customized business cards for different business
types, with textual information and a custom colour palette matching the original
submitted image. All of the system modules were demonstrated to have positive
results for the test cases and the proposal answered the main research question.
Further research and development is required to adapt the current system to other
marketing printouts, such as flyers or posters. O aumento da concorrência nos setores retalhista e hoteleiro, especialmente em destinos e densamente povoados e turísticos, é uma preocupação crescente para muitos empresários, que desejam apresentar a sua estratégia de comunicação de marca ao público-alvo. Muitos destes negócios dependem do marketing boca-a-boca, entregando cartões de visita aos clientes. Além disso, a falta de uma equipa de marketing dedicada e de orçamento para a consolidação da imagem e criação de design limita muitas vezes a capacidade de expansão da marca. O objectivo deste estudo é propor um novo protótipo de sistema que possa sugerir desenhos personalizados para cartões de visita, com base numa imagem de cartão de visita já existente. Utilizando técnicas de transformação de perspectiva, extracção de texto e redução de cor, conseguímos obter características da imagem original do cartão de visita e gerar um desenho alternativo, personalizado para o utilizador final. Conseguímos gerar cartões de visita personalizados para diferentes tipos de negócio, com informação textual e uma palete de cores personalizada que corresponde à imagem original apresentada. Todos os módulos do sistema demonstraram ter resultados positivos para os casos de teste e a proposta respondeu à principal questão de pesquisa. É necessária mais investigação e desenvolvimento para adaptar o sistema atual a outros imprimíveis de marketing, tais como folhetos ou cartazes. |
Designação do grau: | Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_nuno_gama_antunes.pdf | 26,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.