Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21839
Autoria: Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
Orientação: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Data: 14-Dez-2020
Título próprio: Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
Referência bibliográfica: Pereira, S. S. R. (2020). Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21839
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Administração pública
Ensino superior
Knowledge management
Public administration
Higher education
Resumo: O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se implementarem.
The current context of rapid change in societies requires new models of organizational management. Knowledge Management becomes part of the business strategy and more recently it has become a priority for Governments and its implementation is carried out through Public Administration services. This dissertation presents a case study of a Public Higher Education University and aims to analyze in what state are a set of knowledge management practices, their implementation and value to the institution. For this purpose, an electronic questionnaire was carried out to the non-teaching staff of that institution to assess their perception of these knowledge management practices and thus propose a model for improving both existing practices of knowledge management and others considered relevant to be implemented.
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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