Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21680
Author(s): Cerdeira, J. H. Da L.
Fernandes, A.
Date: 2020
Title: Estudo da imagem da região turística de Lisboa
Number: 40
Pages: 89 - 111
ISSN: 1646-9895
DOI (Digital Object Identifier): 10.17013/risti.40.89–111
Keywords: User generated content
Tourism destination image
Smart tourism
Lisboa
Abstract: A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CTI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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