Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21664
Author(s): Marracho, Ana Teresa Pereira
Advisor: Ferreira, Pedro António de Sousa
Date: 25-Nov-2020
Title: O modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs: Tempo de mudança e reinvenção
Reference: Marracho, A. T. P. (2020). O modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs: Tempo de mudança e reinvenção [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21664
Keywords: Tecnologias emergentes
Empresas de contabilidade
Inovação do modelo de negócio
Business model Canvas
Transformação digital
Skillset do contabilista
Emerging technologies
Accounting companies
Business model innovation
Digital transformation
Accountant skillset
Abstract: Propósito: O propósito desta investigação é construir propostas de reinvenção do modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs e, acessoriamente, apresentar o próximo skillset dos profissionais da contabilidade e inerentes linhas de orientação futuras sobre alterações na educação daqueles profissionais. Design: É um estudo qualitativo, híbrido - empírico e conceptual - e exploratório. Adota a metodologia construtivista, com ênfase no construtivismo pragmático. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas gravadas e documentação online. Foram entrevistados gestores de quatro empresas, duas de contabilidade e duas de tecnologia, que compreendem um portfólio de firmas associadas à transição digital. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Principais conclusões: Concluiu-se que não existe um modelo de negócio universal para as empresas de contabilidade, mas sim vários passíveis de boa execução. As tecnologias emergentes são determinantes para o modelo de negócio das empresas de contabilidade, existindo diversas possibilidades para enfrentar a transformação. Identificaram-se quatro ideias orientadoras da transformação do modelo de negócio das empresas de contabilidade: ecossistema empresarial; plataformas em nuvem; serviços de valor acrescentado e automatização e digitalização total. O profissional da contabilidade do futuro deve possuir um portfólio de competências tecnológicas, analíticas e de comunicação, sendo necessário repensar os currículos dos cursos de contabilidade e similares, perspetivando o futuro. Originalidade: É um dos primeiros estudos académicos sobre a transformação do modelo de negócio das empresas de contabilidade, propondo insights e possibilidades de aplicação prática úteis para os gestores das empresas de contabilidade.
Purpose: This research aims to build proposals for reinventing the business model of SME oriented accounting firms and related future guidelines on changes in education as well as the next skillset of accounting professionals. Design: The following companies were chosen: Conceito, Conta Azul, Thomson Reuteurs - Domínio and Qlik, which comprise a portfolio of firms associated with the digital transition.It is a Multiple, Exploratory, Qualitative and Constructivist case study. The data was collected through recorded semi-structured interviews and online documentation. Content analysis was used as data analysis technique. Main conclusions: It was concluded that there is not a single MN for accounting firms, but several good performers. Technology is not disruptive for accountancy firms and there are several possibilities to cope with transformation. In this perspective, four paradigms have been identified to be taken into account in the transformation of the business model of accounting firms: Enterprise Ecosystem; Cloud Platforms; Value Added Services and Total Automation and Digitisation. The accounting professional of the future must have a portfolio of technological, analytical and communication skills. In short, it is necessary to rethink the curricula of accounting and similar courses, looking to the future. Practical implications: It is considered an academic and practical contribution as the study explores and presents four Business Model Canvas, each with screen and blocks characterized, from voices of accounting and technology companies, which may be effectively feasible by accounting companies. Originality: One of the first in the academic and exploratory study of this transformation in accounting companies.
Degree: Mestrado em Contabilidade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_pereira_marracho.pdf61,15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.