Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21592
Autoria: | Pimenta, Leonor Tavares |
Orientação: | Almeida, Teresa de Jesus Seabra de |
Data: | 3-Dez-2020 |
Título próprio: | Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
Referência bibliográfica: | PIMENTA, Leonor Tavares - Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21592>. |
Palavras-chave: | Representações sociais Matemática Contextos de socialização Experiência escolar Alunos Social representations Mathematics Socialization contexts School experience Students |
Resumo: | Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais
para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática.
Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a
respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se
inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais.
Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma
evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre
as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa
disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as
representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um
todo, e nos alunos. This research resulted from a curiosity to explore the different social representations for the same object, in this specific case, mathematics. It is aimed at providing a reflection on this object, based on the opinion of 9th grade students. Different elements are taken into consideration, such as their social environments, established relationships, personal experiences and school performances. The result reinforces the existence of many different feelings amongst students and, at the same time, suggests the importance that is given to this area. The relationship between social representations of mathematics and student’s performance is also strengthened. Also, the correlation between social representations of mathematics in the socialization context, when used as a whole, and those of the students shows a more expressive value. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_leonor_tavares_pimenta.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.