Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21592
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Teresa de Jesus Seabra de-
dc.contributor.authorPimenta, Leonor Tavares-
dc.date.accessioned2021-01-27T14:52:04Z-
dc.date.available2021-01-27T14:52:04Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.date.submitted2020-08-
dc.identifier.citationPIMENTA, Leonor Tavares - Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21592>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21592-
dc.description.abstractEsta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.por
dc.description.abstractThis research resulted from a curiosity to explore the different social representations for the same object, in this specific case, mathematics. It is aimed at providing a reflection on this object, based on the opinion of 9th grade students. Different elements are taken into consideration, such as their social environments, established relationships, personal experiences and school performances. The result reinforces the existence of many different feelings amongst students and, at the same time, suggests the importance that is given to this area. The relationship between social representations of mathematics and student’s performance is also strengthened. Also, the correlation between social representations of mathematics in the socialization context, when used as a whole, and those of the students shows a more expressive value.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectContextos de socializaçãopor
dc.subjectExperiência escolarpor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectSocial representationspor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectSocialization contextspor
dc.subjectSchool experiencepor
dc.subjectStudentspor
dc.titleOs jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolarespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202574245por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_tavares_pimenta.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.