Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21592
Autoria: Pimenta, Leonor Tavares
Orientação: Almeida, Teresa de Jesus Seabra de
Data: 3-Dez-2020
Título próprio: Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
Referência bibliográfica: PIMENTA, Leonor Tavares - Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21592>.
Palavras-chave: Representações sociais
Matemática
Contextos de socialização
Experiência escolar
Alunos
Social representations
Mathematics
Socialization contexts
School experience
Students
Resumo: Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.
This research resulted from a curiosity to explore the different social representations for the same object, in this specific case, mathematics. It is aimed at providing a reflection on this object, based on the opinion of 9th grade students. Different elements are taken into consideration, such as their social environments, established relationships, personal experiences and school performances. The result reinforces the existence of many different feelings amongst students and, at the same time, suggests the importance that is given to this area. The relationship between social representations of mathematics and student’s performance is also strengthened. Also, the correlation between social representations of mathematics in the socialization context, when used as a whole, and those of the students shows a more expressive value.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonor_tavares_pimenta.pdf1,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.