Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21465
Autoria: Farinha, Filipa Pereira
Orientação: Almeida, Teresa Seabra de
Data: 17-Dez-2020
Título próprio: Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
Referência bibliográfica: Farinha, F. P. (2020). Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21465
Palavras-chave: Ensino profissional
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
School performance
Choices and expectations
Resumo: Nesta investigação, realizada numa escola profissional com dois polos distintos, pretendeu-se conhecer o percurso escolar dos alunos, assim como as aspirações e expectativas que estes têm em relação ao futuro escolar e profissional. De acordo com a análise da informação recolhida, através de questionários aos alunos, foi possível sabermos que (i) o percurso escolar deste grupo é marcado por diversas retenções e o maior ou menor apoio da família aparece como muito relevante nestes percursos escolares, (ii) que os rapazes continuam a escolher as áreas mais técnicas enquanto que as raparigas escolhem as áreas mais direcionadas para as temáticas sociais. Em relação às expectativas quanto ao futuro, grande parte dos jovens pretende, após o curso, ingressar no mercado de trabalho, planeando, no entanto, prosseguir os estudos.
In this investigation, carried out in a professional school with two distinct poles, we intend to get to know a little more about students school path's, as well as the aspirations and expectations of the future of this group, that is, to understand who are currently the students who attend this school's teaching model and what they hope to do after finishing the course. After the analysis of the collected information from questionnaires it’s possible to verify that family's support is fundamental in the students school path, this group is marked by several retentions and we can observe that boys continue to choose the most technical areas while girls choose the most socially oriented areas. Taking into account future expectations, there's a large part that intends to enter the job market, however, the majority of these students intend to continue their studies.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipa_pereira_farinha.pdf440,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.