Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21465
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Teresa Seabra de-
dc.contributor.authorFarinha, Filipa Pereira-
dc.date.accessioned2021-01-21T16:54:08Z-
dc.date.available2021-01-21T16:54:08Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationFarinha, F. P. (2020). Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21465pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21465-
dc.description.abstractNesta investigação, realizada numa escola profissional com dois polos distintos, pretendeu-se conhecer o percurso escolar dos alunos, assim como as aspirações e expectativas que estes têm em relação ao futuro escolar e profissional. De acordo com a análise da informação recolhida, através de questionários aos alunos, foi possível sabermos que (i) o percurso escolar deste grupo é marcado por diversas retenções e o maior ou menor apoio da família aparece como muito relevante nestes percursos escolares, (ii) que os rapazes continuam a escolher as áreas mais técnicas enquanto que as raparigas escolhem as áreas mais direcionadas para as temáticas sociais. Em relação às expectativas quanto ao futuro, grande parte dos jovens pretende, após o curso, ingressar no mercado de trabalho, planeando, no entanto, prosseguir os estudos.por
dc.description.abstractIn this investigation, carried out in a professional school with two distinct poles, we intend to get to know a little more about students school path's, as well as the aspirations and expectations of the future of this group, that is, to understand who are currently the students who attend this school's teaching model and what they hope to do after finishing the course. After the analysis of the collected information from questionnaires it’s possible to verify that family's support is fundamental in the students school path, this group is marked by several retentions and we can observe that boys continue to choose the most technical areas while girls choose the most socially oriented areas. Taking into account future expectations, there's a large part that intends to enter the job market, however, the majority of these students intend to continue their studies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectEscolhas e expectativaspor
dc.subjectVocational educationpor
dc.subjectSchool performancepor
dc.subjectChoices and expectationspor
dc.titleTrajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202571521por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipa_pereira_farinha.pdf440,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.