Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/21456
Author(s): | Antunes, Patrícia de Almeida |
Advisor: | Alexandre, Joana Almeida, Maria Clara Martins Barata |
Date: | 22-Dec-2020 |
Title: | Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes |
Reference: | Antunes, P. de A. (2020). Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21456 |
Keywords: | Academias do Conhecimento Gulbenkian Projeto Pessoas/PESSOAS Adolescência -- Adolescence Competências socioemocionais Educação não formal Gulbenkian Knowledge Academies People/PEOPLE project Socioemotional competences Non-formal education |
Abstract: | As Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam
preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências
que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de
realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante
o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo
a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto
percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram
realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com
recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo:
Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que
modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si
no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e
transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências
socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não
formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e
desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis. The Gulbenkian Knowledge Academies of the Calouste de Gulbenkian Foundation aim to prepare children and young people (0-25 years) for change, to help them develop skills that will allow them to deal with complex problems and expand their opportunities for achievement. As an experimental Academy, the People / PEOPLE Academy took place during the academic year 2018-2019, with eighteen young people from 16 to 18 years old. Considering the target group to whom this project was aimed, the present work aimed to explore the perceived impact on the development of the self and on socioemotional skills. To this end, seventeen individual narrative interviews were conducted with young participants in the project, using a script that referred to three main dimensions: 1. The experience as a whole: Description that is made of the experience, Reports of the experience “as if it were a film ”, How the experience was transformative, 2. The most remarkable moments, and 3. Description of yourself in the past, present and future. Overall the results suggest a positive and transformative impact of the Academy people / PEOPLE on the development of the self and on socioemotional skills. These results show the importance of non-formal educational projects and the active role of young people not only in their personal growth and development process, but in building more equitable and sustainable societies. |
Degree: | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_patricia_almeida_antunes.pdf | 714,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License