Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21456
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Joana-
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Clara Martins Barata-
dc.contributor.authorAntunes, Patrícia de Almeida-
dc.date.accessioned2021-01-21T16:03:10Z-
dc.date.available2021-01-21T16:03:10Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationAntunes, P. de A. (2020). Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21456pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21456-
dc.description.abstractAs Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.por
dc.description.abstractThe Gulbenkian Knowledge Academies of the Calouste de Gulbenkian Foundation aim to prepare children and young people (0-25 years) for change, to help them develop skills that will allow them to deal with complex problems and expand their opportunities for achievement. As an experimental Academy, the People / PEOPLE Academy took place during the academic year 2018-2019, with eighteen young people from 16 to 18 years old. Considering the target group to whom this project was aimed, the present work aimed to explore the perceived impact on the development of the self and on socioemotional skills. To this end, seventeen individual narrative interviews were conducted with young participants in the project, using a script that referred to three main dimensions: 1. The experience as a whole: Description that is made of the experience, Reports of the experience “as if it were a film ”, How the experience was transformative, 2. The most remarkable moments, and 3. Description of yourself in the past, present and future. Overall the results suggest a positive and transformative impact of the Academy people / PEOPLE on the development of the self and on socioemotional skills. These results show the importance of non-formal educational projects and the active role of young people not only in their personal growth and development process, but in building more equitable and sustainable societies.por
dc.language.isoporpor
dc.relationFundação Calouste Gulbenkianpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAcademias do Conhecimento Gulbenkianpor
dc.subjectProjeto Pessoas/PESSOASpor
dc.subjectAdolescência -- Adolescencepor
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectGulbenkian Knowledge Academiespor
dc.subjectPeople/PEOPLE projectpor
dc.subjectSocioemotional competencespor
dc.subjectNon-formal educationpor
dc.titleAcademia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202571998por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
dc.subject.apa2840-
dc.subject.apa2800-
dc.subject.apa3373-
dc.subject.apa12800 Developmental psychology-
dc.subject.apa13300 Health, mental health treatment and prevention-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_patricia_almeida_antunes.pdf714,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons