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http://hdl.handle.net/10071/21325
Author(s): | Carrilho, Ana Carina Figueira |
Advisor: | Pena, Maria João Barroso |
Date: | 4-Dec-2020 |
Title: | Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo |
Reference: | Carrilho, A. C. F. (2020). Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21325 |
Keywords: | Educação inclusiva Necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Práticas inclusivas Estratégias inclusivas Serviço social Inclusive education Needs for measures to support learning and inclusion Inclusive practices Inclusive strategies Social service |
Abstract: | A investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica
e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades
educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de
turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são
compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos,
expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as
relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente
social no agrupamento.
A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela
estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos
estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise
de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno
como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações
interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta
de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma
interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar
marcada pela pandemia COVID-19. The research focuses on understanding inclusive practices in the middle and secondary school of the lower Alentejo, according to the perception of students with special educational needs, their respective guardians, the teachers/class directors of the students interviewed, and the adjunct of the school principal.The main objectives were to understand the strategies and practices developed in the classroom, to understand the feelings, expectations, and participation of students regarding their inclusive path, to understand the relationships established in the school environment while perceiving and evaluating the need for a social service worker at the school. As for the methodological procedures adopted, inductive logic was used, guided by qualitative strategy, using, for collecting data, the semi-directive interview to students, teachers, parents, and the school principal being submitted further to content analysis. We conclude that inclusion is a long journey that begins by accepting the student, with its characteristics, as well as its environment, and that interpersonal relationships are essential to go through it successfully. However, the lack of human resources is recognized, namely a social worker, who works in an interdisciplinary way and intervenes with the students' families, especially in a school season marked by the COVID-19 pandemic. |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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