Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21325
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPena, Maria João Barroso-
dc.contributor.authorCarrilho, Ana Carina Figueira-
dc.date.accessioned2021-01-18T14:16:25Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationCarrilho, A. C. F. (2020). Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21325pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21325-
dc.description.abstractA investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19.por
dc.description.abstractThe research focuses on understanding inclusive practices in the middle and secondary school of the lower Alentejo, according to the perception of students with special educational needs, their respective guardians, the teachers/class directors of the students interviewed, and the adjunct of the school principal.The main objectives were to understand the strategies and practices developed in the classroom, to understand the feelings, expectations, and participation of students regarding their inclusive path, to understand the relationships established in the school environment while perceiving and evaluating the need for a social service worker at the school. As for the methodological procedures adopted, inductive logic was used, guided by qualitative strategy, using, for collecting data, the semi-directive interview to students, teachers, parents, and the school principal being submitted further to content analysis. We conclude that inclusion is a long journey that begins by accepting the student, with its characteristics, as well as its environment, and that interpersonal relationships are essential to go through it successfully. However, the lack of human resources is recognized, namely a social worker, who works in an interdisciplinary way and intervenes with the students' families, especially in a school season marked by the COVID-19 pandemic.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectNecessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusãopor
dc.subjectPráticas inclusivaspor
dc.subjectEstratégias inclusivaspor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.subjectNeeds for measures to support learning and inclusionpor
dc.subjectInclusive practicespor
dc.subjectInclusive strategiespor
dc.subjectSocial servicepor
dc.titleEscola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202570096por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Socialpor
dc.date.embargo2023-12-04-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_figueira_carrilho.pdf748,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.