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http://hdl.handle.net/10071/2117
Autoria: | Firmino, Sílvia Isabel Soares |
Orientação: | Rebelo, José |
Data: | 20-Set-2010 |
Título próprio: | Desfigurações do real no cinema documentário |
Referência bibliográfica: | FIRMINO, Sílvia Isabel Soares - Desfigurações do real no cinema documentário [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2117>. |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma investigação académica, tendo como terreno de observação o Cinema Documentário, nos domínios da teoria, bem como da prática. Cingimo-nos ao Documentário europeu e norte-americano pois ser-nos-ia impossível envolver nesta investigação um espectro geográfico mais abrangente. Ao longo da primeira parte abordamos a problemática da divisão operada pela luz, criadora de um reflexo, logo de uma duplicidade: a primeira imagem. O fascínio do reflexo reside na sua potência imagética e desde cedo o Homem se sentiu atraído por esta luz que ao mesmo tempo que o duplica, transfigura e assola. A perturbação tentadora acompanha o Homem desde os seus primórdios e, desde sempre, que ele procura fixar os reflexos, ou seja, as imagens. Partindo da acepção de Bazin defendemos que, subjacente à insistência na fixação da imagem está a ilusão da imortalidade. Este desejo do inconsciente pôde ser alimentado durante séculos pela pintura e veio ser reforçado com o aparecimento da fotografia. No seu surgimento, o timbre mais “correcto” da imagem fotográfica possibilitou ao Homem uma convicção momentânea de controlo sobre a perenidade do tempo . O cinema, poucos anos mais tarde colocou à frente do Homem não apenas a reprodução mais perfeita do objecto, mas também o seu movimento e o seu tempo. |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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