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http://hdl.handle.net/10071/2117
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rebelo, José | - |
dc.contributor.author | Firmino, Sílvia Isabel Soares | - |
dc.date.accessioned | 2010-09-20T15:12:04Z | - |
dc.date.available | 2010-09-20T15:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2009 | pt |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Sílvia Isabel Soares - Desfigurações do real no cinema documentário [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2117>. | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/2117 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho resulta de uma investigação académica, tendo como terreno de observação o Cinema Documentário, nos domínios da teoria, bem como da prática. Cingimo-nos ao Documentário europeu e norte-americano pois ser-nos-ia impossível envolver nesta investigação um espectro geográfico mais abrangente. Ao longo da primeira parte abordamos a problemática da divisão operada pela luz, criadora de um reflexo, logo de uma duplicidade: a primeira imagem. O fascínio do reflexo reside na sua potência imagética e desde cedo o Homem se sentiu atraído por esta luz que ao mesmo tempo que o duplica, transfigura e assola. A perturbação tentadora acompanha o Homem desde os seus primórdios e, desde sempre, que ele procura fixar os reflexos, ou seja, as imagens. Partindo da acepção de Bazin defendemos que, subjacente à insistência na fixação da imagem está a ilusão da imortalidade. Este desejo do inconsciente pôde ser alimentado durante séculos pela pintura e veio ser reforçado com o aparecimento da fotografia. No seu surgimento, o timbre mais “correcto” da imagem fotográfica possibilitou ao Homem uma convicção momentânea de controlo sobre a perenidade do tempo . O cinema, poucos anos mais tarde colocou à frente do Homem não apenas a reprodução mais perfeita do objecto, mas também o seu movimento e o seu tempo. | - |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | restrictedAccess | pt |
dc.title | Desfigurações do real no cinema documentário | pt |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Sociologia | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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