Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2061
Author(s): Marques, Joaquim Manuel Fernandes
Advisor: Pimentel, Duarte Nuno
Date: 2-Sep-2010
Title: Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho
Reference: Marques, J. M. F. (2009). Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2061
Keywords: Formação profissional -- Professional education
Aquisição de competências
Desenvolvimento de competências -- Skills development
Efeito de sociabilidade
Efeito no plano do imaginário
Acquisition of skills
Sociability effect
Imaginary plane effect
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.
The present assignment’s main objective is to contribute to sharing the knowledge on the “sociability effect and the imaginary plane effect” that interfere with trainees following professional training actions. This thesis is divided into two parts: theoretically a general revision of literature on the effects of professional training was systematized, with special relevance given to the sociability effect and the imaginary plane effect” in trainees following professional training actions. Secondly, a study is introduced where all this problematic is empirically analyzed, bearing in mind that professional training is a process through which individuals acquire the abilities and skills to perform their professional duties, and that the acquisition of abilities in a professional surrounding influences the trainee/collaborator. The study gave way to theoretical, empirical and practical contributions from which it is possible to give relevance to the implications of the effects of professional training in a work environment following training actions. At an empirical level the study may contribute to the enrichment of existing literature, underlining the relationship between the development of the sociability effect and the imaginary plane effect in the trainee. Regarding practical implications, the results obtained suggest some relevant strategies to increase the referred effects of professional training in a work context.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_joaquim_fernandes_marques.pdf871,62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.