Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20511
Author(s): Sequeira, Jaquelina Nascimento
Advisor: Ferraz, David
Pintassilgo, Sónia Cardoso
Date: 4-Dec-2019
Title: O modelo de proximidade dos serviços públicos prestados às populações: a satisfação nos serviços prestados pela Gebalis e o gabinete de bairro da Alta de Lisboa
Reference: SEQUEIRA, Jaquelina Nascimento - O modelo de proximidade dos serviços públicos prestados às populações: a satisfação nos serviços prestados pela Gebalis e o gabinete de bairro da Alta de Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20511>.
Keywords: Administração pública
Estado providência
Plano de Fomento
Política da habitação
Satisfação
Participação
Gebalis
Gabinete da Alta de Lisboa
Public administration
Welfare State
Promotion plans
Housing
Satisfaction
Participation
Alta de Lisboa office
Abstract: A existência da Administração Pública é responder às necessidades dos cidadãos. Dessa forma cria mecanismos, sobretudo de proximidade, de forma a dar uma melhor resposta e uma atenção mais contínua à população. A presente dissertação faz um estudo de como uma empresa municipal,a Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, EM, SA., através de um mecanismo inovador no nosso país, baseado em critérios de proximidade, que permite a gestão social, patrimonial e financeira dos bairros realizada pelos Gabinetes de Bairro, dá prioridade aos residentes dos bairros geridos por si.Para a sua análise foi escolhido o Gabinete da Alta de Lisboa. A dissertação está dividida em três partes. Na primeira, falamos do surgimento do Estado Providência e como contribuiu para a existência de Políticas sociais, tendo como foco as Políticas de Habitação Social. Na segunda parte, falamos do surgimento da Gebalis, da questão da proximidade através dos Gabinetes e da participação dos cidadãos.Na última parte, fazemos uma análise empírica mais detalhada, de forma a obtermos ilações deste estudo que nos propusemos realizar.
The existence of public administration is to respond to the needs of citizens. In this way it creates mechanisms, especially proximity, in order to give a better response and a more continuous attention to the population. This dissertation makes a study of how a municipal company, Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, EM, SA, tries in its organization to give priority to the residents of the neighborhoods managed by it, through an innovative mechanism in our country, based on proximity criteria, which allows social management, of the neighborhoods' financial and equity management by the Neighborhood Offices. For its analysis, the Alta de Lisboa Office was chosen. The dissertation is divided into three parts. In the first, we talk about the emergence of the Welfare State and how it contributed to the existence of social policies, focusing on social housing policies. In the second part, we talk about the emergence of Gebalis, the issue of closeness through the Cabinets and citizen participation. In the last part, we make a more detailed empirical analysis, in order to obtain lessons from this study that we set out to undertake.
Degree: Mestrado em Administração Pública
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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